quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Lâmpadas LED










Lâmpadas de LED têm se tornado cada vez mais comuns e, neste ritmo, dentro de pouco tempo vão se tornar uma realidade em nossas casas.
Se  adquiriu uma lâmpada LED (Light-Emitting Diode), mesmo que os preceitos de sustentabilidade não tenham passado pela sua mente na hora da compra, você fez a escolha ecologicamente correta. As LEDs diminuem de forma gigante o desperdício de energia. Para se ter uma ideia, uma lâmpada incandescente converte apenas 5% da energia que utiliza em luz, enquanto a LED tem aproveitamento de 40%. Além disso, a vida útil deste produto é  longa,em media 50 mil horas, dependendo também da marca.
Lâmpadas de LED usam 1/10 da electricidade de lâmpadas incandescentes, reduzindo os custos de electricidade e reduzindo também as emissões de CO².







Outra excelente questão é que 98% dos materiais que compõem a lâmpada LED são recicláveis e não há metais pesados (como era o caso das lâmpada fluorescentes, as lâmpadas de Mercúrio e sódio muito usadas em postes de iluminação publica).

Na hora de comprar led, como qualquer outro tipo de lâmpada, devemos ter em atenção não só os "watts" mas também os lumens, para mim o mais importante numa lâmpada.
Uma lâmpada led 3 w com 200 lumens não da tanta luz com uma lâmpada led de 3 w com 260 lumens, portanto antes de comprar uma lâmpada devemos ter em atenção os lumens, ate porque por vezes conseguimos ter tanta luz com uma lâmpada de 3w como com uma de 5w.



Outro ponto que deve ter em conta e o estilo/formato lâmpada para o tipo de uso, alguns exemplos :






fig.1


Lâmpada na fig.1 na minha opinião projecta muito a luz, ou seja, pode ser solução para plafons ou apliques em que a lâmpada fique na vertical, fora de hipótese para plafons em que a lâmpada fique na horizontal.






fig.2



Lâmpada fig2. para mim e a compra certa porque vai ter a mesma luminosidade tanto numa oposição vertical ou horizontal.

Para substituir os plafons de tecto com lâmpada plc 2x26w/18w/13w também existem esse modelo de lâmpada em led, mas o meu conselho vai para a substituição do plafon por um painel led, da mais luz, e mais fácil de instalar e de trocar.

As lâmpadas fluorescentes são também de fácil substituição, na maioria das lâmpadas basta trocar o arrancador da lâmpada normal por um arrancador que vem junto com a lâmpada de led e montar normalmente, embora eu aconselhe a retirar também o balastro, uma vez que não faz sentido estar a trocar a iluminação para led para economizar e deixar la um balastro a consumir energia.
Em algumas marcas tem mesmo que retirar o balastro, ficando apenas um fio em cada suporte (fase numa ponta , neutro na ponta oposta.

Esta agora a chegar a lâmpada led SMART, que funciona por wi-fi, o que pode tornar ainda mais eficiente a poupança.








Qualquer duvida perguntem, tento responder o mais rápido possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário